segunda-feira, 23 de abril de 2012

Equoterapia e Pet Terapia na Globo News

Zooterapia ganha mais adeptos e ajuda crianças portadoras de necessidades especiais

A terapia com cavalos é destaque. Terapeuta ocupacional explica por que em entrevista à Globo News.


Segundo especialistas, a pessoa que anda a cavalo recebe cerca de dois mil estímulos cerebrais. Por isso, a equoterapia , método que usa o animal no tratamento de pacientes com algum tipo de necessidade especial, vem ganhando novos adeptos. São adultos e crianças com problemas de depressão, estresse e até algum tipo de dificuldade na escola.
Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Equoterapia funciona no Batalhão da Polícia Militar e atende crianças com paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down e diferentes tipos de atraso no desenvolvimento.
“Nós escolhemos o cavalo para a reabilitação porque o animal é muito parecido com o ser humano, na parte da estrutura óssea e até na temperatura interna do corpo, 36,5ºC”, explica a terapeuta ocupacional Fernanda Souza. Ela afirma ainda que mesmo a observação do cavalo se alimentando pode ajudar no processo de reabilitação. “Essa criança está começando a se alimentar sozinha, então, ela consegue, ao observar, ter um fortalecimento da musculatura facial para conseguir ter uma boa mastigação e deglutição”, afirma.
A ligação com o animal também tem papel importante no desenvolvimento psicológico da criança. “A afetividade e a troca onde o animal, por exemplo, recebe o alimento dado pela criança, trabalha a autoconfiança e a autoestima, o que permite um bom desenvolvimento psicológico”, avalia a terapeuta ocupacional Fernanda Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário